1. O que é o RICA?
RICA é o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. O RICA é uma fonte de extraordinária de catequese e liturgia. Ele permite compreender a vivência em comunidade de forma cristã. É um estudo aprofundado da celebração e vida dos sacramentos. No RICA dispomos de elementos que nos ajudam a organizar a vida da comunidade, da catequese e da liturgia. Através do RICA é possível fazer celebrações, formação e encontros que levem as pessoas a realizar um encontro profundo com Cristo.
2. Porque estudar o RICA?
O bom funcionamento de uma comunidade, da liturgia, da catequese depende de entender o que cada uma significa para a vida das pessoas. A vida em comunidade não pode ser de qualquer jeito e nem um fazer de conta.
A espiritualidade é uma dimensão importante na vida das pessoas. Para que ela possa ser efetiva e com bons resultados precisa ser bem feita. O estudo do RICA é um enriquecimento e qualificação para os catequistas e ministros entenderem a dimensão sacramental e comunitária e com isso realizar momentos de vivência da fé, da espiritualidade.
3. O primeiro estudo do Rica.
A primeira parte a ser estudada é uma introdução geral ao documento e a forma como se entende os sacramentos, para que as pessoas possam fazer uma boa iniciação na vida de comunidade cristã.
4. Como vai ser o estudo para o ano?
Todos os meses os catequistas e ministros vão receber um Xerox de uma parte do documento, com uma orientação de leitura e uma tarefa a partir do texto recebido. A meta é até o fim do ano estudar todo o RICA.
Catequistas e ministros, não deixem de fazer esse estudo. Ele ajudará a organizar melhor a sua comunidade através da catequese e da liturgia.
PARA ONDE VAI TEU DÍZIMO!
Se você participa de uma comunidade do interior ou de bairros, o dízimo vai para a sua capela (comunidade). Do valor arrecadado mensalmente, 70% fica na capela-comunidade, para pagar a luz, água, materiais utilizados nas missas, cultos, manutenção (reformas e concertos), para pagar cursos de catequistas, ministros e agentes.
Os outros 30% do dízimo, entregue na comunidade, é remetido para a Paróquia. Isso foi combinado e aprovado em assembléia paroquial.
O que a Paróquia faz com o dinheiro?
Com o que a paróquia arrecada das comunidades e da Igreja Matriz, ela paga: luz, água, telefone, funcionários, padres, taxas (lixo e outras), escritório de contabilidade, INSS dos funcionários, taxa de manutenção da Cúria (em Santo Ângelo), consertos, manutenção de carros, gasolina, alimentação, etc.
O dinheiro do dízimo não fica com os padres? Quem administra?
Se ficasse com os padres não teria nenhuma preocupação. Mas, eles tem outras ocupações e delegam o cuidado administrativo do dinheiro a Elza e ao Silmar Natividade, secretária e tesoureiro da Paróquia. Eles fazem os pagamentos e prestam contas à diretoria da Paróquia a Diocese.
Quanto custa manter um padre?
Muito pouco, perto das preocupações e 24h de atenção. O Pe. Edegar recebe dois salários mínimos da paróquia; Pe. Aloísio recebe um salário mínimo, pois ele está apenas meio período. A alimentação e material de limpeza dos dois padres, mais um caseiro, custou R$ 392,00. Eles não têm empregada doméstica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário